13/01/2019

Zé Carioca - 2160


REPOST DO TEXTO DO MEU OUTRO BLOG.

QUAL SERÁ O DESTINO DO ZÉ? Pelo que foi noticiado até agora, a nova franqueada Disney no Brasil, EDITORA CULTURAMA, não pretende lançar Zé Carioca. Foi divulgado que somente serão publicadas histórias inéditas da turma Disney. E sabemos que não está sendo produzido nada inédito do Zé. Fico muito preocupado. Será que esse personagem tão carismático e querido irá para o limbo os quadrinhos? Tomara que não. Por ocasião de sua visita ao Brasil e encantado com as belezas naturais do Rio de Janeiro e seu povo alegre e ‘bon vivant’, o próprio Walt Disney criou esse personagem a 76 anos atrás. José Emanuel dos Santos, (sim, esse é o seu nome) inicialmente apelidado de Joe Carioca, debutou num desenho animado. Mas logo veio para os quadrinhos. No começo dividindo espaço com a revista O Pato Donald. Eles se alternavam. Uma vez o pato, uma vez o papagaio. Mas logo, Joe, agora abrasileirado como Zé Carioca, ganhou numeração própria. Estranhamente começando do número 479. Sim, nunca tivemos um Zé Carioca número 1. Verdade seja dita o Zé só fez sucesso efetivamente no Brasil. Os brasileiros parecem ter entendido sua essência e logo ele estava firme nas bancas. Galgou largos passos na trilha do sucesso e sua longevidade nas terras tupiniquins só perdia para o próprio Pato, que era sucesso mundial. E agora? O Brasil que durante anos produziu, publicou e exportou histórias sensacionais, hoje não produz nada. Exceção para ocasionais trabalhos ‘freelances’. O último me parece foi em 2001. Espero sinceramente que a CULTURAMA dê uma atenção especial ao nosso Zé, um brasileiro nato. Atenção também a toda turma da Vila Xurupita. Nestor, Rosinha, Pedrão, o impagável Afonsinho… bem como outros. Que alguém talvez, faça como Zé sempre faz, e dê o famoso ‘jeitinho’ brasileiro e o Zé volte ligeiro às bancas de algum modo… Vida longa ao Zé.!!!

Scan e Restauração da Capa (Néia e João)

6 comentários:

  1. adoro o ze carioca de canini, Ivan Saidenberg na época que favela era favela e nao comunidade, a casa do ze era um barraco de madeira. quanta alegria, aventura e bom humor. depois nos anos 90 veio um ze de boné, que poderia ter mudado o nome também para mané carioca! sem graça um verdadeiro suco de chuchu. a culturama deveria nos dar a alegria de uma revista mensal com todas as historias desses artitas classicos do zé, mesmo que a abril tenha tentado fazer

    ResponderExcluir
  2. Ao que tudo indica o Zé veio a óbito vítima de bala perdida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mais recentemente foi divulgado que em um futuro próximo a nova editora produzirá material nacional e que o Zé Carioca está nos planos dela.

    ResponderExcluir